Nos anos de 2013 e 2014, a Rio Verde conquistou um novo cliente: a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), localizada em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, próximo ao porto do Pecém.
A direção da Rio Verde sempre acreditou que, em qualquer lugar que a empresa atuasse, seria essencial olhar ao redor, conhecer a região, explorar os detalhes e, acima de tudo, buscar formas de ajudar a comunidade. Com esse pensamento, os líderes compartilharam essa visão com a equipe de obra da CSP. Entusiasmados, eles apresentaram diversas ideias de ações, dentre as quais surgiu o projeto “Pintando o Futuro”.
“Pintando o Futuro” tornou-se um projeto idealizado em parceria com a Secretaria de Educação do município. A ideia principal era perguntar às crianças, entre 10 e 12 anos, como elas acreditavam que a grande obra executada pela Rio Verde para a CSP impactaria seu futuro. As crianças foram incentivadas a expressar suas opiniões por meio de desenhos artísticos.
Com o apoio da Secretaria de Educação do município, a ação foi implementada em oito escolas. A Rio Verde contribuiu com kits escolares e disponibilizou um profissional para orientações artísticas, em conjunto com um professor de artes local. O professor tinha a missão de transferir conhecimentos de técnicas de desenho, para que as crianças pudessem representar no papel o impacto da nova indústria em seu futuro e no da comunidade.
Após a criação dos diversos desenhos pelas escolas participantes, o professor avaliou cada um e selecionou quatro escolas para a fase final do projeto. Nessa etapa, as escolas decidiram qual desenho as representaria. Com a ajuda do professor, as crianças reproduziram esses desenhos no muro do escritório da Rio Verde, com o objetivo de transferir em grande escala os desenhos do papel para o muro.
A etapa final ocorreu no dia da pintura do muro. Os muros foram preparados, e as crianças realizaram a pintura coletiva dos quatro desenhos finalistas. Foi um dia muito agradável, em que a Rio Verde ofereceu café da manhã e almoço para todos. No final do dia, colaboradores da Rio Verde que estavam trabalhando na obra foram convidados a avaliar os desenhos e escolher o grande campeão.
Todos os alunos receberam prêmios (iPods, iPads, tablets, relógios e outros itens adequados à idade), mas o mais importante foi que a Rio Verde conseguiu instigar nas crianças reflexões sobre o impacto da grande construção em suas vidas. As crianças saíram felizes e enriquecidas de conhecimento, aprendendo a idealizar seus pensamentos.
Esse projeto social marcou a história da Rio Verde e deixou um legado significativo para a empresa e o município.